A coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do INPA e também coordenadora geral do Arranjo AMOCI, MSc. Noélia Falcão foi especialmente convidada, juntamente com outros nomes conhecidos no cenário nacional e internacional da Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, para participar de uma Oficina Mão na Massa intitulada “Panorama Atual de CT&I e papel da PI&TT” no VIII ProspeCT&I – Congresso Internacional do PROFNIT, que acontecerá esta semana em Maceió – Alagoas, no período de 13 a 18 de agosto.
Com vasta experiência em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, a coordenadora irá abordar sobre propriedade intelectual, suas modalidades e áreas de proteção, e as atividades e ações realizadas pela COETI dentro da propriedade industrial: número de ativos protegidos e seus tipos; transferência de tecnologia: categorias de transferência, tecnologias em processo de licenciamento e um caso de sucesso; além do trabalho realizado na Incubadora INPA: processo de incubação, tipos de incubação, empresas incubadas.
A proteção por direitos de propriedade industrial (patentes) é importante para resguardar determinados direitos do titular da patente e do inventor. Atualmente, o trabalho realizado na COETI inclui uma análise prévia dos critérios de patenteabilidade aliada ao potencial mercadológico que a tecnologia oferece, ou seja, se ela será absorvida pelo mercado – “Aí sim estaremos gerando inovação, pois patente significa negócios e se não tem negócios, não tem patente” conclui a coordenadora.
Maiores informações sobre o evento no link: http://www.profnit.org.br/pt/datas/