Estão abertas até o dia 11 de fevereiro, as inscrições para o Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre as chamadas, a Chamada 06/2019 está disponibilizando 3 vagas para Inovação Tecnológica, sendo uma delas para Gerente da Incubadora. Confira a seguir, o objetivo e perfil do profissional:
Consolidar ações estratégicas para o desenvolvimento do mecanismo de geração de empreendimentos inovadores, de forma a validar a Política de Inovação do INPA. Capacitar o público interno do INPA em empreendedorismo.
1. Ensino Superior Completo em Administração de empresas, Economia, Direito, Contabilidade ou áreas afins. Com especialização e/ou MBA nas áreas de Difusão Tecnológica, Inovação, empreendedorismo, gestão de projetos ou gestão de negócios. Desejável cursos nas áreas: Empreendedorismo, Inovação, Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Gestão da Inovação, Gestão da Propriedade Intelectual, Prospecção Tecnológica, Gestão de Projetos e Pacote Office.
2. Experiências em ambientes de inovação como incubadoras de empresas, aceleradoras, Núcleos de Inovação Tecnológica, ICT ou atuação profissional em programas e projetos de inovação contarão a favor.
3. Atuará com as seguintes responsabilidades: Apoio na elaboração, delineamento estratégico e operacional a projetos; Apoio ao desenvolvimento de novos negócios: startups e ME; Organização e realização de eventos; Realização de contato com stakeholders do sistema de inovação local, regional e nacional; Participação na elaboração de estratégias, modelos e planos de negócios; Redação e formatação de textos; Estruturação de apresentações; Gestão de ambientes de inovação, gestão de contratos e controle de prazos e atividades do projeto; Desenvolvimento de relatórios das atividades realizadas; Captação de oportunidades e recursos para a inovação.
4. Que tenha as seguintes habilidades e atitudes: Perfil inovador, empreendedor e pró-ativo; Boa capacidade na articulação, comunicação, apresentação em público e gestão de equipes; Bom relacionamento interpessoal, especialmente em atividades de equipe; Habilidade em expressão escrita; Senso de organização, planejamento e operacionalização de serviços e de recursos; Realizar treinamentos e capacitações dentro dos temas de gestão e empreendedorismo, para empresas e startups;
5. Desejável conhecimentos em uma ou mais especialidades: Empreendedorismo; Startups/ pequenas empresas; Gestão da Inovação; Execução de projetos, controle e gestão de recursos.
6. Competências: Gestão; Negociação; Redação; Pequenas empresas; Empreendedorismo.
Experiência pode ser comprovada também por meio de declaração do CNPq (bolsa DTI, PCI) e setor responsável.
O resultado preliminar será divulgado no dia 26 de fevereiro, e o resultado final dia 01 de março.
Para participar do processo, o candidato deverá ler a chamada pública de interesse e conferir as exigências ao cargo e documentação exigida. As propostas deverão ser encaminhadas ao Inpa para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., contendo no título da mensagem o termo “Chamada XX/2019 – PCI”, seguido do nome do candidato e a área de atuação escolhida (Ex.: Chamada 01/2019 – PCI – Fulano de Tal – Área 1).
O processo é dirigido no Inpa pela Coordenação de Capacitação Institucional. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3103 / 3643-3149 (das 08 às 12h e das 14h às 18h, horário de Manaus) e pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Para ter acesso à Chamada Pública, clique aqui ou acesse no Portal Inpa: Capacitação-Oportunidades e Bolsas-PCI.