O evento é aberto ao público mediante inscrição, que pode ser feita pelo link https://goo.gl/BDAzrJ. A entrada é gratuita e será entregue certificado de participação.
Da Ascom INPA*
Foto: Anselmo D'Affonseca / Acervo INPA
Banner: Sabrina Almeida - AMOCI
Compartilhar conhecimentos na gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e promoção em ações de empreendedorismo. Estes são um dos objetivos da 3ª Conferência sobre Processos Inovativos na Amazônia: interfaces entre ICT, empresários e investidores, que acontecerá nos dias 13 e 14 de novembro, no Auditório da Ciência, no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC). O evento é uma promoção do Arranjo do Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Ocidental (AMOCI/MCTIC).
Os Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) foram criados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) a fim de “operar em forma de rede colaborativa, e otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão da inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia”.
O Arranjo AMOCI é sediado no Inpa e é composto por 23 Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT) distribuídas no Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia.
A Conferência é aberta ao público mediante inscrição, que poderá ser realizada por meio do link https://goo.gl/BDAzrJ. A entrada é gratuita e o público participante receberá certificado. Nos dois dias de atividades serão realizadas palestras, oficinas, mesas redondas e workshop, com temas relacionados à lei de acesso à biodiversidade, formação tecnológica, propriedade intelectual, estratégias de transferência de tecnologia e inovação.
Segundo a coordenadora do Arranjo AMOCI, Noélia Falcão, que também é coordenadora de Extensão Tecnológica e Inovação do Inpa, a ideia é que haja a capacitação sobre a cultura e a prática da propriedade intelectual, que aliados ao empreendedorismo são fundamentais para a geração da inovação. “O conhecimento da gestão de propriedade intelectual e dos NIT é fundamental para a disponibilização das tecnologias desenvolvidas nas ICTs para o mercado”.
A proposta é capacitar recursos humanos do ecossistema de inovação. “ICTs, estudantes de pós-graduação, empresas, empreendedores e investidores que tenham interesse pelos temas estão convidados a participar”, diz Falcão. Veja a Programação completa aqui.
As palestras e as oficinas ocorrerão em tempo integral, das 8h às 17h, no Auditório do Bosque da Ciência e na Casa de Vidro da Casa da Ciência, respectivamente.
Oficinas
Para as oficinas sobre Empreendedorismo Ribeirinho (dia 13, das 9h às 11h), Negócios de Impacto Social,(dia 13, das 14 às 16h), Economia Criativa e Inovação (dia 14, das 14h às 16h) e sobre Modelos de Negócio (dia 14, das 9h às 11h) serão disponibilizadas 25 vagas para cada uma e as inscrições podem ser realizadas nos links fornecidos acima. As oficinas serão ministradas pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), integrante do Arranjo AMOCI. Ao término, o público participante receberá certificado.
Workshop de Inovação
Na tarde do dia 14, último dia da Conferência, acontece o 3º Workshop de Inovação – ILMD/Fiocruz/Arranjo AMOCI/Incubadora de Empresas do Inpa com o tema “Inovação x Conexão e Inspiração”.
Realizado sobre esses três pilares, o workshop está programado para potencializar a Inovação sobre o contexto das startups e empresas da região, para Conectar oportunidades e para Inspirar pessoas. Essas são as propostas do 3º Workshop de Inovação, que será composto por três atividades distintas e conectadas pelos pilares condutores do workshop.
Start IP
Representando o Pilar Inovação, a primeira parte será oStart IP, um espaço dedicado para as startups caboclas mostrarem quem elas são, onde estão e o que podem oferecer. Será uma oportunidade para gerar insights, fazer networking e fechar negócios. Além das apresentações das empresas por meio de pitchs (apresentações rápidas, o evento contará com potenciais investidores, clientes e empresários dos setores que têm alguma afinidade com as áreas das empresas que estarão se apresentando.
CAFÉ de NEGÓCIOS
No Pilar Conexão, a segunda parte será um CAFÉ de NEGÓCIOS com o objetivo de conectar as pessoas, as organizações e os empreendedores e potencializando futuras parcerias. No espaço, os potenciais empreendedores poderão se relacionar diretamente, conectando oportunidades, recebendo feedback sobre seus negócios, além da possibilidade de ampliação do networking.
Inspiração
Para finalizar, representando o Pilar Inspiração, o empreendedor e professor Salvio Rizzato irá ministrar a palestra “O papel do empreendedorismo no processo de Inovação”.
O objetivo da palestra é desmitificar o empreendedorismo, quebrando o paradigma que o coloca como uma profissão ou algo atrelado a um CNPJ, demonstrando a importância de se praticar o empreendedorismo para que a inovação se torne realidade.
*Com informações da Coeti
Fonte: http://portal.inpa.gov.br/index.php/component/content/article?id=3026