avatars-07.png
MarcaEvento-10.png
Titulo_header-09.png
titulo_mobile-06.png

Explore o universo da Propriedade Intelectual

Fruto de um trabalho de pesquisa e experiência da equipe do Arranjo AMOCI/COETI, o conteúdo audiovisual que será apresentado explora o universo da Propriedade Intelectual de maneira didática, com o objetivo de estimular a cultura da Inovação nas novas gerações de profissionais de forma prática e intuitiva.

Propriedade Industrial:Patente, marca e desenho industrial

O novo vídeo da série "Popularização da Propriedade Intelectual" traz a Propriedade Industrial como tema principal, com ênfase na proteção de patentes, marcas e desenhos industriais! O vídeo traz uma proposta didática e presente no cotidiano das pessoas para facilitar a compreensão do tema e promover a popularização destas modalidades de proteção que estão mais presentes no nosso cotidiano do que imaginamos.

Conheça oArranjo AMOCI

O AMOCI nasceu de uma exigência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para disseminar e estimular a Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo como ferramentas para promover e alavancar a Inovação na Amazônia Ocidental. A rede é composta atualmente por 22 instituições distribuídas nos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima.

Conheça aPropriedade Intelectual

Conheça a Propriedade Intelectual, suas divisões e as formas de proteger uma criação:
✅ Direito Autoral - Direito do Autor; Direitos Conexos e Programas de Computador;
✅ Propriedade Industrial - Patente; Marca; Desenho Industrial; Indicação Geográfica;
✅ Proteção Sui Generis - Topografia de Circuitos Integrados; Cultivares; Conhecimento Tradicional Associado;
✅ Know How;
✅ Segredo de Negócio.

Como a Inovaçãoacontece

Vamos conhecer o processo de desenvolvimento da vacina da COVID-19 até o momento que ela é disponibilizada para a população e a importância da Propriedade Industrial para a garantia dos direitos dos detentores/criadores da tecnologia.

Sobre o InovaUp

A primeira edição de 2021 aconteceu no dia 29 de abril e abordou sobre a Propriedade Intelectual como ferramenta para estimular a Inovação, apresentando sua importância para a sociedade e o desenvolvimento do país.

Em 01 de novembro de 2023, a segunda edição destacou a Propriedade Industrial, em especial as patentes, marcas e desenhos industriais, sendo tratada sob uma ótica didática e muito presente no nosso dia-a-dia como forma de facilitar a compreensão da sua função e importância para a promoção da Inovação.

O evento, realizado pelo Arranjo AMOCI e pela Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação do INPA (COETI-INPA), com patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Edital POP C,T&I N.002/2020, tem por finalidade disseminar e ampliar o acesso à cultura e à prática da Propriedade Intelectual, da Transferência de Tecnologia e do Empreendedorismo para além Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT) buscando alcançar os estudantes e a sociedade em geral, com o objetivo de fomentar a Inovação na Amazônia Ocidental.

batepapo.gif

Propriedade Intelectual: Como fomentar a Inovação

Com profissionais experientes em Gestão da Inovação, Educação e Empreendedorismo, a mesa redonda se propõe a explorar o panorama da Propriedade Intelectual e da Inovação no Brasil - o que mudou, o que se tem feito e as perspectivas para o futuro. Com Juliana Crepalde, Célia Simonetti e Anapatrícia Morales e, mediação da coordenadora do Arranjo AMOCI/COETI-INPA, Noélia Falcão. 

A proteção de uma criação por meio da Propriedade Intelectual além de permitir o avanço da Inovação e a divulgação dos conhecimentos, garante o direito de propriedade e exclusividade ao titular da criação intelectual que tem seus interesses assegurados mas também traz benefícios para a sociedade que pode usufruir de novas tecnologias que melhorarão a qualidade de vida das pessoas e estimularão o mercado nacional.
Juliana Crepalde
Juliana CrepaldeCTIT - UFMG
Célia Simonetti
Célia SimonettiUFAM
Anapatrícia Morales
Anapatrícia MoralesUFABC
Noélia Falcão
Noélia FalcãoArranjo AMOCI | INPA

A importância da Propriedade Industrial

A segunda edição contou com profissionais experientes em Propriedade Industrial, Educação e Empreendedorismo que atuam em âmbito local, regional e nacional para um bate-papo sobre a importância da Propriedade Industrial para o fomento da Inovação. Com Araken Alves, Raimundo Oliveira, Rosa Maria Nascimento, Vinícius Tocantins e Noélia Falcão.

A proteção de uma criação por meio da Propriedade Industrial além de permitir o avanço da Inovação e a divulgação dos conhecimentos, garante o direito de propriedade e exclusividade ao titular da criação intelectual que tem seus interesses assegurados mas também traz benefícios para a sociedade que pode usufruir de novas tecnologias que melhorarão a qualidade de vida das pessoas e estimularão o mercado nacional. O conteúdo audiovisual desempenha um papel crucial na popularização da propriedade industrial, tornando conceitos complexos de patentes, marcas e desenhos industriais acessíveis ao público em geral. Vídeos explicativos e educativos ajudam a aumentar a conscientização sobre a importância da proteção intelectual, impulsionando a inovação e valorizando as criações tecnológicas.
Araken Alves
Araken AlvesINPI
Rosa Maria Nascimento
Rosa Maria NascimentoUEA / Profnit
Raimundo Oliveira
Raimundo OliveiraUEA / Profnit
Vinícius Tocantins
Vinícius TocantinsIFRR
QUIZ.gif
quiz-10.png
Confira os vencedores do QUIZ com perguntas de múltipla escolha relacionadas aos temas que foram apresentados no conteúdo audiovisual.
0
- Nicole de Moura
0
- Simone Freitas
0
- Elisama Campelo
0
- Catharyna Silva
0
- Carlos Adriano
Materiais sobre Propriedade Intelectual acompanharam os prêmios, devidamente higienizados, via correio para os vencedores.
0
- Luciana Marie
0
- Agnaldo Rodrigues
0
- Elton Neves
0
- Ronald Chaves
0
- Bianca Souza
Construída a partir de resíduos de madeira, a ECO é um amplificador de som ecológico, para celular, que pode ser utilizado no seu espaço de homeoffice e permite várias possibilidades de uso. O nome ECO é uma alusão a reverberação do som que ela causa quando um celular é acoplado a sua superfície e uma lembrança da sua proposta ECOlógica de uso consciente de matéria prima e ECOnomia de energia elétrica.

Inovação Frugal: Uma ideia para reerguer a economia no mundo pós pandemia

A Inovação Frugal foca na economia de recursos: ela busca soluções para o desenvolvimento de novos produtos, que possuam relevância e priorizem a simplicidade e clareza em seu resultado.

A maioria das inovações frugais ocorrem, em geral, associadas a economias emergentes nas quais se encontram grandes grupos de consumidores na base da pirâmide com necessidades extremas e adversidades que não são atendidas pelo mercado.

Atualmente, o fenômeno está se tornando cada vez mais relevante nas nações industrializadas afetando diretamente na competitividade das empresas e de forma operante a partir da pandemia do novo coronavírus.

Todas as edições

avatars.png
avatars_prancheta-1-cpia-2.png
avatars_prancheta-1-cpia-7.png
avatars_prancheta-1-cpia.png
avatars_prancheta-1-cpia-6.png
avatars_prancheta-1.png
avatars_prancheta-1-cpia-5.png
avatars_prancheta-1-cpia-4.png
avatars_prancheta-1-cpia-3.png

Patrocínio

FAPEAM
SEDECTI
GOVERNO DO AMAZONAS

Apoio

MARICOTAS

Realização

INPA - COETI
AMOCI
MCTI
GOVERNO FEDERAL

Encontreo AMOCInas redes sociais: