Banner_site.png

Sobre o evento

A 2ª Conferência Internacional sobre Processos Inovativos na Amazônia: Interfaces entre ICT, empresários e investidores, acontecerá nos dias 06 e 07 de junho de 2019, no Auditório da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA, localizado no bairro de Petrópolis, em Manaus.


O evento, realizado pelo Arranjo AMOCI, tem por finalidade atualizar os integrantes do Arranjo e demais interessados, na cultura e prática da Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo visando à Inovação, no âmbito das instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa da Amazônia, conforme Portaria MCTI nº251/2014, Lei nº 10.973/2004, Lei nº 13.243/2016 e Decreto no 9283/2018.

06 de junho

08h

Credenciamento

08h30

Solenidade de Abertura

Apresentação da Camerata Ukulelê

09h

Palestra Magna – Um ano de Decreto Regulamentador: O que mudou?

Subsecretário Lorenzo J. E. Cuadros Justo Júnior - SUV/MCTIC

09h50

Coffee Break

10h

Apresentação dos Arranjos de NIT do MCTIC - Arranjo AMOCI

Dr. Marcelo Portes (NIT-Rio) | MSc. Noélia Falcão (INPA/AMOCI)

10h30

Mesa-Redonda - Propriedade Intelectual em Biotecnologia: estratégias para inserção de produtos no mercado

Mediadora: MSc. Shirley Coutinho (PUC-Rio/ FORTEC NACIONAL) | Dr. Camilo Ansarah-Sobrinho (USC) | Dr. Alexandre Vasconcellos (INPI) | Dra. Antônia Franco (INPA) | Dr. Luiz Renato de França (UFMG)

12h30

Intervalo

14h

Inovação Frugal e sistema de patentes: Como extrair conhecimento para a Inovação Frugal com o PATENT2NET

Dr. André Moraes – Univali/SC

14h50

Coffee Break

15h

Painel – Transferência de Tecnologia: Experiência Universidade X Empresa | Experiência ICT X Empresa | Papel da Procuradoria e Advocacia Geral da União no processo

Mediador: Dr. Araken Alves (INPI) | Dr. Camilo Ansarah-Sobrinho (USC) | MSc. Shirley Coutinho (FORTEC e PUC-Rio) | MSc. Noélia Falcão (INPA/AMOCI) | Dr. Juliano Scherner Rossi (Procurador-Geral da UFSC) | Rômulo Monte (AGU- AM)

18h

Encerramento

07 de junho

08h30

Café com Inovação - Edição Laranja: Valoração e Precificação de tecnologias

MSc. Daniel Elói – PRIS

10h15

Coffee Break

10h30

Café com Inovação - Edição Laranja: Valoração e Precificação de tecnologias

MSc. Daniel Elói – PRIS

12h

Intervalo

14h

PROFNIT: Apresentação Institucional

Prof. Dr. Josealdo Tonholo

14h20

A relação Empreendedorismo X Agenda Mundial 20-30

Mediadora: Larisse Drummond (SEMTEPI) - Fredson Encarnação (FABRIQ) - Lorena San Román (CATIE) - Marcos Da-Ré (Fundação CERTI)

16h20

O valor da origem do pirarucu manejado de Mamirauá: o gigante da Amazônia

Josivaldo Modesto - IDSM

16h40

Ribeirinha - Farinha de Mandioca do Uarini: Indicação Geográfica

Wildney Mourão - FAS

17h

Pitch: Cases de sucesso

Warabu (Chocolate orgânico) | Ganhe na Tela (Startup – App de recompensas) | HDOM (Start up – Rastreamento através de blockchain) | IDESAM (Fomento para Bioeconomia) | PMM/SEMTEPI (Ações de empreendedorismo) | EZScience (Produção de anticorpos)

18h

Coquetel

Apresentação de Zezinho Correa

Programação

Em 2019, o evento tratará de temas recorrentes dentro dos ecossistemas de inovação no Brasil e no Mundo.

  • Propriedade Intelectual e os ativos da área de Biotecnologia com potencial de serem produtos para o mercado;
  • O panorama da Transferência de Tecnologia no Brasil e no Mundo, na visão de perfis atuantes como Universidades, Institutos de Ciência e Tecnologia, Empresas e órgãos reguladores;
  • Valoração e precificação de tecnologias;
  • Empreendedorismo como ferramenta de desenvolvimento e promoção da inovação tecnológica.
Banner_EdioLaranja-07.png

Café com Inovação

A Edição Laranja do Café com Inovação, a segunda de 2019, irá abordar sobre Transferência de Tecnologia: Valoração e precificação de tecnologias com Daniel Elói, da PRIS - Inovação que simplifica. Esta edição será um workshop do curso homônimo realizado pela PRIS, com carga horária de 4 horas. 

A valoração de ativos de PI tem recebido atenção especial de instituições que desenvolvem e/ou fomentam pesquisas, além de investidores de risco e empresas. Isso porque ela pode ser utilizada para apoiar negociações de ativos de PI, decisões de investimento em projeto de P&D e a gestão estratégica de portfólio de marcas e patentes. 

Apesar de ser um tema recorrente em diálogos acadêmicos e gerenciais, a valoração de tecnologias ainda é um tema complexo e com muito espaço para discussão, sendo muitas vezes um gargalo em processos como licenciamento de tecnologias. 

ILHA DA TANIMBUCA

Música, natureza e sabores!

Ao final do segundo dia da Conferência Internacional, no dia 07 de junho, os conferencistas terão um espaço de happy hour para realizar networking, desfrutando de um delicioso coquetel, ao som do nosso querido Zezinho Correa, em um dos espaços mais emblemáticos e bonitos do Bosque da Ciência: a Ilha da Tanimbuca!

Zezinho.png

BUBUIA RESTAURANTE

Conferencista ganha 15% de desconto!

Vai participar da 2ª Conferência Internacional, e ainda não sabe onde almoçar?! O BUBUIA RESTAURANTE estará dando 15% DE DESCONTO, aos nossos conferencistas! Garanta seu VOUCHER: Clique no botão abaixo e informe seu NOME COMPLETO.

Como chegar

Ainda não conhece o Bosque da Ciência, no INPA? Saiba como chegar no mapa ao lado.


Se você estiver de carro, os estacionamentos externos disponíveis estão localizados na frente do Bosque da Ciência e lateral da Avenida Bem Te Vi e, dentro do Campus I do INPA, nos locais sinalizados com faixas amarelas.
Placa.png

Caso opte por estacionar no Campus I, tenha atenção ao limite de velocidade (20Km/h). Respeite o tráfego de animais na pista! 

Palestrantes

Conheça os palestrantes que estarão na 2ª Conferência Internacional do Arranjo AMOCI.

Lorenzo Jorge Eduardo Cuadros Justo Junior
Lorenzo Jorge Eduardo Cuadros Justo JuniorSubsecretaria de Unidades Vinculadas - MCTIC
Graduado em Engenharia Mecânica-Aeronáutico pelo ITA / 1994. Com MBA Executivo Internacional pelas escolas CEAD – EAE – HEC / 2005-2006. Formado há 24 anos, começou a carreira em grandes empresas de consultoria e fez a transição para a carreira de executivo de reestruturação onze anos depois; Forte base técnica nas áreas operacionais mais importantes de uma empresa, reconhecida habilidade de liderança e histórico de sucesso frente a grandes desafios; Sólida experiência em planejamento e gestão de unidades de negócios, reestruturação de empresas, revisão de estratégia operacional. Condução de processos de reposicionamento de marca; Liderou com sucesso quatro processos de reestruturação de empresas falimentares ou em distress financeiro; Ampla visão das dimensões da empresa, tendo liderado com proximidade atividades nas áreas de Planejamento Estratégico, Controladoria, Serviços Administrativos e Financeiros; Foi Head regional de um banco de investimentos; Sólida base conceitual sobre sistemas e tecnologia de informação (primeiros 8 anos de carreira); Formação em de Inteligência Artificial e experiência prática na otimização de processos, desenvolvimento de produtos e mapeamento de mercado; Vivência internacional com grande exposição a ambientes multiculturais e diversos países: Argentina, Chile, EUA, Holanda, Alemanha, Taiwan, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Angola; Pragmático, com perfil de liderança orientado à formação de equipes eficientes; Diretor executivo no Brasil de uma das dez maiores empresas de Auditoria do mundo, liderou o processo de transformação da empresa no Brasil alinhado às diretrizes internacionais; É mentor e conselheiro de diversas start ups e empresas de médio porte e apaixonado por atividades sociais; Presidente do comitê estratégico de PMEs da AmCham entre 2015 e 2017.
Dr. Camilo Ansarah
Dr. Camilo AnsarahUniversidade do Sul da Califórnia (USC) - Califórnia, EUA
Possui bacharelado em Ciências Biológicas e Mestrado em Microbiologia, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), doutorado em Genética Molecular pela "George Washington University" (Washington DC, EUA), e pós-graduação em Gestão de Empresas de Biotecnologia pela Carey Business School, Johns Hopkins University, EUA. Sua carreira científica foi focada na pesquisa em doenças infecciosas, realizada tanto na agência de Saúde do Governo Federal dos EUA (National Institutes of Health - NIH) quanto na Universidade de São Paulo. Trabalhou no Escritório de Desenvolvimento de Tecnologias do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (sigla em inglês, NIAID), na agência de saúde do Governo Federal dos EUA (NIH) e mais recentemente no Escritório de Transferência de Tecnologia da Universidade de Maryland, Baltimore (UMB). Atualmente é o gestor responsável pelos licenciamentos de tecnologias na area de Ciencias da Vida no “USC Stevens Center for Innovation” na Universidade do Sul da California (USC). É responsável pela gestão de um portfolio de mais de 350 invenções nas áreas de terapias, vacinas, softwares, testes diagnósticos e dispositivos médicos e dentários. Negocia e elabora contratos de Propriedade Intelectual, incluindo licenças, contratos de opção e acordos interinstitucionais. Liderou a negociação de um contrato de licença exclusivo com receitas para a universidade de mais de US $ 3,7 milhões. Representou o escritório em várias reuniões de associações comerciais profissionais e apresentações dentro e fora da Universidade, incluindo webinars e aulas para audiências internacionais. Fornece aconselhamento e orientação aos cientistas sobre as demandas do mercado e o desenvolvimento futuro de invenções. Ele também é facilitador de colaborações com a indústria e da criação de companhias start-ups.
Dr. Alexandre Guimarães Vasconcellos
Dr. Alexandre Guimarães VasconcellosInstituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, MBA em Gestão de Políticas Públicas (Inovação e Propriedade Intelectual) pelo Instituto de Economia da UFRJ, Mestrado em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Doutorado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado Sênior sobre Gestão da Inovação em Doenças Negligenciadas no Centro de Desenvolvimento de Tecnologia em Saúde da FIOCRUZ e na Global Challenges Division da World Intellectual Property Organization, Genebra-Suíça. É pesquisador em Propriedade Industrial do INPI desde 1998, tendo sido promovido à Classe Especial em 2009. Atua na Divisão de Pós-Graduação e Pesquisa (DIPGP), sendo Professor Permanente da Academia de Propriedade Intelectual e Inovação do INPI desde sua criação em 2006. Partilha a liderança do Grupo de Pesquisa de Propriedade Intelectual em Biotecnologia na instituição. É orientador e professor colaborador do Programa de Pós-graduação de Biotecnologia Marinha do IEAPM desde 2016.
Dr. André Moraes Santos
Dr. André Moraes SantosUniversidade do Vale do Itajaí | Univali
Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Professor titular da Universidade do Vale do Itajaí – SC. Pesquisa na área de inovação e tecnologia da informação, trabalhando principalmente nos temas: inovação, inovação frugal, big data em banco de dados de patentes, gestão da inovação, adoção e infusão de tecnologia da informação e sistemas de informação, segurança da informação, gestão do conhecimento para inovação. Avaliador de Congressos e Periódicos Nacionais e Internacionais. Professor dos Programas de Mestrado e Doutorado em Administração e Mestrado Profissional em Gestão Internacionalização e Logística, da Universidade do Vale do Itajaí, SC. Membro da Câmara de Tecnologia e Inovação da Federação das Indústrias de Santa Czarina (FIESC)
Dr. Araken Alves de Lima
Dr. Araken Alves de LimaInstituto Nacional da Propriedade Industrial - INPI
Com graduação em Ciências Econômicas e especialização em Economia Agroindustrial, ambos pela Universidade Federal de Alagoas. É mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Meio Ambiente e doutor em Economia Aplicada pela Unicamp. Trabalha no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) desde 2006 como Tecnologista em Propriedade Industrial. É docente e pesquisador dos programas de Mestrado Profissional e Doutorado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação do INPI, onde desenvolve trabalhos com ênfase em Economia da Propriedade Intelectual e Inovação, atuando principalmente em temáticas sobre Propriedade Intelectual, Inovação, Sistemas de Inovação e Agronegócio. Atualmente, desempenha a função de chefe da Seção de Difusão Regional do INPI, no estado de Santa Catarina.
Josivaldo Modesto
Josivaldo ModestoInstituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá - IDSM
Possui formação acadêmica na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas – UEA com foco de atuação profissional nas seguintes áreas: Energias Renováveis; Gestão da Inovação, Propriedade Intelectual; Incubação de Empreendimentos Sustentáveis na Amazônia. Atualmente exerce a função de Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Sustentáveis do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.
Larisse Drummond
Larisse DrummondSecretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação - Manaus
Apaixonada por inovação e grande disseminadora da cultura empreendedora. MBA em Empreendedorismo e Negócios Inovadores; Mestranda em Propriedade Intelectual e Inovação; Atualmente é Subsecretária Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação da Prefeitura Municipal de Manaus; É empreendedora; Membro do Conselho Municipal de Direitos da Mulher; Membro do Comitê Técnico do Projeto Estratégico Manaus 2030; Docente de Pós Graduação e Palestrante.
MSc. Lorena San Román Johanning
MSc. Lorena San Román JohanningCentro Agronómico Tropical de Investigación y Enseñanza - CATIE
Mestrado em Recursos Naturais pelo Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino (CATIE) - Costa Rica. Bacharel em Biologia pela Universidade da Costa Rica. Professora do Segundo Ensino em Ciências Biológicas da Universidade da Costa Rica. Ligação do CATIE com o Brasil e a Bacia Amazônica. Foi Reitora da Universidade de Cooperação Internacional de Quintana Roo e Vice-Reitora de Extensão e Cooperação da Universidade de Cooperação Internacional em San José, na Costa Rica.
Dr. Josealdo Tonholo
Dr. Josealdo TonholoUniversidade Federal de Alagoas
Josealdo Tonholo é Bacharel e Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (1988), Mestre e Doutor em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos (1991 e 1997) da Universidade de São Paulo. É Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas, vinculado ao Instituto de Química e Biotecnologia. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Eletroquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: remediação de águas residuárias, anodo dimensionalmente estável, desprendimento de hidrogênio e produção de cloro e soda, corrosão, polímeros condutores, dispositivos e materiais inovadores em energia e saúde. Na área de Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação é ativo em Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos.
Fredson Encarnação
Fredson EncarnaçãoFabriQ
CEO da FabriQ, empresa integradora de soluções tecnológicas e empresariais, com atuação desde 2002 em projetos de tecnologia e, mais recentemente em educação e aceleração de startups. Possui as certificações CSPO e CSM associadas a métodos ágeis, MBA em Gerenciamento de Projetos, graduação em Comunicação Social e experiência nas áreas de Tecnologias Digitais, Gestão de Negócios e Inovação. É professor de MBA em gestão empresarial e gerenciamento de projetos, bem como em cursos livres de empreendedorismo e inovação. Atua também como consultor nas áreas de estruturação e captação de recursos para projetos. Membro do CODESE na Câmara de Tecnologia e Inovação e na Subcâmara de fortalecimento de startups. Diretor de Comunicação e Novos Negócios da RAMI. Mantém desde 2013 a unidade FabriQ Aceleradora para apoiar startups e realizar aceleração corporativa, que apoiou mais de 50 startups com recursos próprios e da FAPEAM/FINEP, foi credenciada no extinto programa Startup Brasil, atualmente está habilitada nos programas Creative Startups (SAMSUNG/ANPROTEC) e Nexos (SEBRAE/ANPROTEC). Entre os principais projetos desenvolvidos, encontram-se projetos para BIC, Elgin, Grupo Iguatemi/SP, Grupo Simões, MASA (Flex), MCTIC/DF, PETROBRAS, SAMSUNG, Sony DADC e SUFRAMA.
MSc. Daniel Elói
MSc. Daniel ElóiPRIS - Inovação que simplifica
Daniel Elói é graduado e mestre em Engenharia de Produção pela UFMG, onde iniciou suas pesquisas sobre valoração de tecnologias e ativos de propriedade intelectual. Tem especializações em empreendedorismo e inovação na Universidade de Stanford e no Babson College. Vem trabalhando com o tema de valoração e transferência de tecnologias e ativos de propriedade intelectual desde 2008, quando fundou a Pris para desenvolver trabalhos no tema. Além de experiências práticas em projetos relacionados ao tema, ministrou diversos cursos sobre o tema para empresas, escritórios de PI e ICT, sendo o responsável pela disciplina de Valoração de ativos de Propriedade Intelectual, na pós graduação em Propriedade Intelectual da Unicamp.
MSc. Shirley Coutinho
MSc. Shirley CoutinhoPontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio
É mestre em Administração de Empresas pela PUC- Rio/1990 e Bacharel e Licenciada em Pedagogia, UFES/1963.  Co-fundadora e atual Presidente do FORTEC - Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, eleita em 2018. Coordenadora Executiva da Agência PUC-Rio de Inovação - AGI/PUC-Rio desde 2010, tendo estruturado e gerenciado o Escritório de Negócios em Propriedade Intelectual - ENPI da PUC-Rio, de 2003 a 2010, um projeto financiado pelo CNPq/FINEP-Edital Fundo Verde Amarelo 2001/2, cujas atividades e equipe foram absorvidos pela AGI/PUC-Rio. De 1993 a 2002 colaborou na PUC-Rio no fomento e articulação de parcerias com empresas. Trabalhou na Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale, de 1961 a 1993.
Dra. Antonia Franco
Dra. Antonia FrancoInstituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA
Diretora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Pesquisadora titular e líder de grupo de pesquisa no INPA e CNPq. Possui graduação em Licenc. Plena e Bacharel em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ, doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz/RJ com parte do estudo desenvolvido na Universidade de Yale. Tem experiência em Parasitologia Humana, com ênfase em Protozoologia de Parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosomatidae, gêneros Leishmania e Endotrypanum, ensaios in vitro e in vivo, caracterização e tipagem de parasitos, epidemiologia molecular, imunologia, tratamento e diagnóstico das Leishmanioses.
Dr. Juliano Rossi
Dr. Juliano RossiProcuradoria Federal - UFSC
Possui graduação em Engenharia Mecânica (1997) e Direito (2003), pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialização em Direito Público (2010), pela Universidade de Brasília, e Mestrado em Direito (2015), na área de Propriedade Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Procurador Federal e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, Direito Previdenciário, Propriedade Intelectual, Direito da Inovação e Direito Internacional Público, e na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Processos de Fabricação e Metrologia. Atualmente pesquisa o Direito da Inovação e da Propriedade Intelectual, com ênfase na transferência de tecnologia militar.
MSc. Noélia Falcão
MSc. Noélia FalcãoArranjo NIT da Amazônia Ocidental
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e Mestrado em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (2015). Por vinte e três anos (1979 a 2002) foi bancária e especializou-se em elaboração e análise de projetos econômicos e financeiros. Participou da criação da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (AFEAM), onde coordenou a implantação das ações de crédito para pequenas e médias empresas do estado do Amazonas. No período de 2002 a 2008, coordenou a implantação, estruturação e consolidação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), atuando principalmente nos seguintes temas: propriedade intelectual, patentes, marcas, biodiversidade, conhecimento tradicional associado à biodiversidade, licenciamento e transferência de tecnologia.Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Elaboração e Análise de Projetos Econômicos e Financeiros. Atualmente responde pela Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação do INPA, na qual está inserida a Incubadora do INPA, pela Coordenação do Arranjo NIT da Amazônia Ocidental (Arranjo AMOCI) e pela Diretoria Nacional do FORTEC.
Dr. Marcelo Portes
Dr. Marcelo PortesArranjo NIT Rio
Doutor em Engenharia Elétrica pelo Instituto Nacional Politécnico de Grenoble (INPG/França) com o trabalho de tese realizado no Instituto Laue-Langevin (ILL) em otimização de medidas magnéticas com nêutrons. Atualmente atua na área de Processamento de Sinais e Imagens na Coordenação de Atividades Técnicas do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF). Suas pesquisas se concentram no desenvolvimento de novas tecnologias, instrumentos e métodos em conjuntos com grupos de física do CBPF, de outras instituições de pesquisas e empresas privadas. No CBPF orienta teses para o mestrado profissional em instrumentação científica, publicando artigos e depositando patentes em áreas interdisciplinares da física e engenharia. Além disso, é Coordenador de Atividade Técnicas (CAT) e do Núcleo de Inovação Tecnológica do CBPF (NIT-Rio). Trabalha também em projetos de redes de alta velocidade na Coordenação de Engenharia e Operações da Rede Rio de Computadores da FAPERJ. É membro titular do Conselho Técnico Científico do CBPF.
Marcos Da-Ré
Marcos Da-RéFundação CERTI
Biólogo com mais de 30 anos de experiência em estratégias de conservação. Criou e implantou o Projeto Ararinha Azul (Cyanopsitta spixii), no semiárido baiano. É Fellow da Ashoka Empreendedores Sociais. Coordenou mais de 40 projetos envolvendo áreas protegidas, desenvolvimento regional sustentável e concepção de mecanismos para gestão de ativos ambientais. Atualmente é Diretor de Economia Verde da Fundação CERTI, trabalhando com temas relacionados à Negócios de Impacto, Ecossistemas de Inovação para Criação de Valor Compartilhado, dentre outros.
Rômulo Monte
Rômulo MonteAdvocacia Geral da União - AGU
Advogado da União (AGU), em atuação na Consultoria Jurídica da União no Estado do Amazonas. Doutorando em Direito na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, investigando na linha de pesquisa “Processo Constitucional”. Especialista em Direito Público, com ênfase em Gestão Pública, pela Faculdade Damásio.
Wildney Mourão
Wildney MourãoFundação Amazônia Sustentável - FAS
Coordenador do programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da FAS, que atende projetos de geração de renda e empreendimentos de base comunitária em unidades de conservação do Estado do Amazonas. As atividades concentram esforços na realização de qualificações específicas para empreendedores por meio de cursos, consultorias, workshops, laboratórios, ações de acesso a mercado, coaching e mentoria. Desenvolve atividades de apoio ao estimulo às habilidades necessárias para negócios, gestão financeira, tecnologia e inovação. Dentro deste mesmo víes de atuação, acumula a Coordenação simultâneamente a Incubadora de negócios sociais e sustentável da FAS, que trabalha na incubação de empreendimentos sustentáveis.
Dr. Luiz Renato de França
Dr. Luiz Renato de FrançaUniversidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Graduado em Medicina Veterinária pela UFG (1978), mestrado (1987) e doutorado (1991) em Biologia Celular pela UFMG e pós-doutorado em Fisiologia da Reprodução (1992-1994) no "Department of Physiology School of Medicine, at the Southern Illinois University, Carbondale, Illinois, USA. Diretor do INPA de 2014 a 2018 e professor titular aposentado e agora voluntário da Universidade Federal de Minas Gerais. Foi membro titular (2009-11) do comitê assessor do CNPq na área de Morfologia. Tem experiência na área de biologia celular e Fisiologia da Reprodução do Macho, com ênfase em: Espermatogênese em vertebrados; Transplante de Espermatogônias Tronco e de fragmentos testiculares/suspensões de células testiculares em Vertebrados; Regulação da Função Testicular e da Proliferação das Células de Sertoli; e Toxicologia do Trato Genital Masculino. É um dos idealizadores da revista internacional Animal Reproduction (Qualis Capes B1/B2; FI = 0,99), da qual foi editor chefe de 2004 a 2015, e também um dos idealizadores do "Internacional Symposium on Animal Biology of Reproduction - ISABR", que ocorre a cada dois anos no Brasil a partir de 2006, tendo sido o presidente da primeira edição que aconteceu em Belo Horizonte em 2006, membro do comitê organizador e científico/local das edições de 2008 e 2010, 2012, e novamente presidente da edição de 2014.

Pitch

Casos de Sucesso

Carlos Gabriel Koury
Carlos Gabriel KouryIDESAM
Engenheiro Florestal, formado pela ESALQ/USP, atua em capacitação comunitária e extensão para o manejo florestal na Amazônia. Foi Diretor Executivo do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia - IDESAM por 7 anos e, atualmente é Diretor Técnico, onde contribui diretamente em agendas de planejamento territorial, unidades de conservação, análise de políticas públicas e produção agroextrativista de base comunitária, envolvendo também empreendedorismo e negócios de impacto em Bioeconomia.
Mateus Bonadiman
Mateus BonadimanHDOM | Un1ty
Engenheiro Eletricista formado na UFRGS, com mestrado na área de microondas pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e especialização em gerenciamento de projetos pela FGV. Trabalhou no INdT onde desenvolveu muitas de suas habilidades de empreendedorismo. Hoje, co-fundador da HDOM (Consultoria e Florestal) e da Startup Un1ty, que busca ser a experiência definitiva no "compliance" e rastreamento de produtos agro & florestal.
Diogo Castro
Diogo Castro EZScience
Biólogo, Doutor em Biotecnologia, especializado em produção de anticorpos a partir de ovos de galinha e sócio da EZSCIENCE Biotecnologia, empresa incubada, não residente, da Incubadora INPA.
Jorge Carlos Neves
Jorge Carlos NevesWarabu - Chocolate Orgânico
Professor no Centro de Formação Profissional para o Setor Alimentar (CFPSA) e Escola de Hotelaria e Turismo em Portugal. Professor nas escolas do SENAI do Rio de Janeiro, São Paulo, Alagoas, Fortaleza, Porto Alegre, Brasília e Minas Gerais.Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Panificação e Confeitaria.
Edson Costa
Edson CostaGanhe na Tela
Formado em Comunicação Social e Administração pela Universidade do Amazonas. Iniciou sua carreira em São Paulo em 1975, tendo trabalhado em produtoras de cinema, agências de propaganda e no departamento de Marketing do Banco Itaú. Em 1991 recebeu do Conselho Regional de Administração do Amazonas e Roraima e do Sindicato dos Administradores no Estado do Amazonas o título de "Administrador do Ano". Já foi diretor da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus - CDLM e da Associação Comercial do Amazonas - ACA. Foi presidente da Associação Brasileira de Agencias de Publicidade - ABAP. Desde 1977, trabalha na Oana Publicidade, que em maio de 2019, completou 49 anos. É Diretor Comercial do APP Ganhe na Tela
SIDIA
UN1TY
PANEIRO
PROFNIT
WARABU
SEMTEPI
AMAZON DOCES

INSTITUIÇÕES INOVADORAS

Conheça quem faz inovação na Amazônia!

Durante os dias 06 e 07 de junho, o hall do Auditório da Ciência será um espaço para os conferencistas conhecerem um pouco mais sobre empresas e instituições que geram inovação na Amazônia!

Entre elas, a HDOM/Un1ty, um empreendimento graduado pela Incubadora INPA.

Realização

O Arranjo AMOCI conta com parcerias de peso para a realização desta conferência.

Patrocínio

CNPQ

Realização

AMOCI
INPA - COETI
MCTIC
GOVERNO FEDERAL

Apoio

INPI
SEMTEPI
PRIS
MAMIRAUÁ
SIDIA
FPF
FORTEC
PROFNIT
UEA
UFAM
CIDE
PANEIRO
IEL
FAS
IDESAM
PPA
CERTI
BUBUIA
FIEAM
ILMD
Incubadora INPA